Por Andrella Okata
O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta sexta-feira (13), a venda do Terminal Portuário de Porto Murtinho, às margens do Rio Paraguai, por R$ 16,6 milhões. A transação, parte de uma análise estratégica conduzida pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), faz parte de um plano maior para fortalecer a infraestrutura logística do estado, alinhando-a às demandas globais de transporte e escoamento de commodities.
Localizado em um ponto estratégico da hidrovia, o Porto de Murtinho conecta o estado ao Paraná e ao Oceano Atlântico, por meio de um corredor de 2.000 km de vias navegáveis. Este eixo logístico, uma alternativa mais sustentável ao transporte rodoviário, é essencial para a exportação de commodities brasileiras, principalmente grãos e minerais.
Com uma área de quase 50 mil metros quadrados e infraestrutura moderna, o Porto de Murtinho é uma peça-chave na hidrovia do Rio Paraguai, um dos principais corredores logísticos do Brasil para o escoamento de grãos e minerais. A venda do terminal busca retomar suas atividades, após a concessão da gestão do porto ter sido encerrada em 2022.
Embora o transporte pela hidrovia seja promissor, há a necessidade de dragagem constante para manter a navegabilidade durante o ano todo, especialmente devido aos impactos ambientais no Pantanal. Contudo, a movimentação de cargas por portos privados na região já demonstra o grande potencial econômico do corredor fluvial.
O edital de venda inclui uma lista detalhada de ativos disponíveis, como equipamentos de transporte e plataformas, que podem ser imediatamente utilizados pelos novos proprietários. Os interessados têm até janeiro de 2025 para submeter propostas.
LINK|-|https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO11693_13_12_2024|-|CONFIRA O EDITAL A PARTIR DA PÁGINA 235