68% das empresas B2B no Brasil se tornaram mais digitais após a pandemia, diz estudo

Dados indicam que a presença online virou requisito essencial para o crescimento, com destaque para micro e pequenas empresas

14/12/2024 00h00 - Atualizado em 14/12/2024 às 16h27

Por Andrella Okata

Uma pesquisa recente realizada pela Opinion Box apontou que 68% das empresas B2B no Brasil aceleraram sua transformação digital após a pandemia de Covid-19. Segundo o estudo, além da crescente digitalização, 73% das empresas adotaram novas ferramentas digitais e 61% se consideram com um nível de maturidade digital "alto" ou "muito alto".

A pandemia forçou muitas empresas a repensarem suas estratégias e a digitalização, que antes era vista como um diferencial competitivo, se tornou uma necessidade para alcançar o crescimento e o destaque no mercado.

O levantamento, baseado em dados do Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), também destaca que 99% das mais de 21 milhões de empresas ativas no país são micro, pequenas e médias, enfatizando o papel crucial desses negócios na economia nacional.

De acordo com dados do IBGE, a digitalização se tornou um dos pilares para o sucesso das empresas no Brasil. Um estudo de 2022 apontou que 93,4% dos brasileiros utilizam a internet diariamente, com atividades como chamadas de vídeo, envio de mensagens e consumo de vídeos dominando o uso online.

Apesar da aceleração digital, uma pesquisa realizada pela FGV Projetos, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostrou que 66% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão nos estágios iniciais de maturidade digital. O estudo, que entrevistou 2.572 empresas, revela que 48% são classificadas como "emergentes" e 18% como "analógicas". Em contrapartida, apenas 4% das micro e pequenas empresas atingiram o estágio de "líder digital", e 30% estão no nível intermediário.

MATURIDADE DIGITAL E DESEMPENHO FINANCEIRO

Um estudo realizado pela McKinsey também evidencia a relação direta entre a maturidade digital e o desempenho financeiro das empresas. As organizações com maior maturidade digital apresentam uma taxa de crescimento do EBITA até três vezes maior do que aquelas em estágios mais iniciais.

O Índice de Transformação Digital Brasil 2023, desenvolvido pela PwC Brasil em parceria com a Fundação Dom Cabral, revela uma média de 3,3 pontos em uma escala de 1 a 6, indicando que, embora o Brasil tenha avançado na digitalização, há espaço para melhorias. As empresas que alcançaram maior maturidade digital atingiram uma média de 66 pontos, enquanto a média geral ficou em 39 pontos.


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