Coronel Rabelo é homenageado no Melhores do Ano por preservação do Pantanal

Ativista ambiental há mais de 40 anos, Rabelo também foi homenageado em evento internacional

15/12/2024 00h00 - Atualizado em 16/12/2024 às 03h01

Por Lauren Netto

O presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), coronel Angelo Rabelo, foi um dos destaques do programa Melhores do Ano, exibido neste último domingo (15) pela TV Globo, durante o Domingão do Huck. A premiação reconheceu personalidades que inspiraram ações de superação e impacto positivo no Brasil em 2024.

O Pantanal foi tema central das homenagens, destacando os esforços de conservação ambiental liderados por Rabelo. Em discurso de dois minutos, ele enfatizou a importância de valorizar as origens e proteger a natureza. “A grande maioria das pessoas tem compromisso consigo mesmo. O compromisso coletivo é um desafio que todos deveríamos assumir", afirmou. Citando o poeta Manoel de Barros, destacou que "somos todos devedores dessas águas", reforçando a necessidade de preservação do bioma.

A entrega do prêmio foi feita pelo jornalista William Bonner, que alertou sobre os efeitos das mudanças climáticas no Pantanal, como a estiagem e os incêndios florestais, que em 2024 devastaram mais de 17% do território.

Rabelo também agradeceu o trabalho do IHP, que fundou em 2002, além do apoio do Prevfogo/Ibama e do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais. Ele exaltou o papel das comunidades pantaneiras que, segundo ele, "ocupam o território com respeito aos limites da natureza".

O reconhecimento no Melhores do Ano é mais um marco na trajetória de Angelo Rabelo, que atua há mais de 40 anos em prol da conservação do Pantanal. No primeiro semestre de 2024, ele foi homenageado pelo evento internacional The Explorers Club, em Nova York (EUA), sendo indicado como uma das 50 pessoas no mundo que promovem transformações positivas globais.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp