Por Redação
Mato Grosso do Sul vivencia uma última semana de primavera com altas temperaturas, sensação de abafamento e chuvas esparsas. A estação, que termina oficialmente no próximo sábado (21) às 5h21, dará lugar ao verão com clima típico: calor intenso e pancadas de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta segunda-feira (16), o sol predomina em grande parte do Estado, mas instabilidades podem provocar chuvas localizadas, com acumulados significativos em algumas regiões. Um alerta do Inmet aponta perigo potencial para chuvas intensas, especialmente no norte de MS, onde os ventos podem atingir até 60 km/h e o volume de chuva pode chegar a 50 mm por dia.
A previsão para a semana indica um cenário oscilando entre sol e céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva de leve a moderada intensidade. De acordo com o Climatempo, essas chuvas devem ocorrer de forma isolada, mas podem ser fortes em alguns momentos. "A combinação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera com o avanço de uma frente fria favorece a formação de instabilidades", explica o órgão.
Apesar da influência da frente fria, o fenômeno não deve reduzir significativamente as temperaturas. Em algumas localidades, o amanhecer pode ser mais fresco, mas o calor volta a predominar ao longo do dia.
Previsão para a capital e interior
Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 18°C e 35°C, com céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas. A tendência é de menos precipitações a partir de quinta-feira (19).
Corumbá deve registrar as máximas do Estado, com temperaturas chegando a 38°C e sensação térmica acima de 40°C. Apesar do calor extremo, há previsão de chuvas intercaladas durante toda a semana no município.
Tendência para o verão
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) projeta um trimestre quente e chuvoso para MS. Entre dezembro, janeiro e fevereiro, o acumulado de chuvas deve ficar dentro da média histórica, variando entre 500 mm e 600 mm na maior parte do Estado. Nas regiões extremo nordeste e oeste, os volumes podem oscilar entre 400 mm e 800 mm.
Já as temperaturas devem permanecer acima da média para o período, com valores entre 24°C e 28°C em diferentes áreas do Estado. "O trimestre será mais quente que o habitual, com temperaturas do ar elevadas", destaca o boletim do Cemtec.