Por Lauren Netto
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) irá divulgar, nesta terça-feira (17), o resultado final do Exame de Seleção 2025, que oferece 1.760 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades estão distribuídas entre 11 cursos e 10 cidades do estado: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os aprovados iniciarão as aulas em março de 2025, podendo escolher entre cursos em áreas como Edificações, Informática, Eletrotécnica, Administração, Mecânica, Metalurgia, Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Agricultura e Alimentos.
A prova foi aplicada em outubro e contou com 30 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.
Inclusão e reserva de vagas
O IFMS adota uma política de reserva de vagas, com 50% das oportunidades destinadas a alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas. Dentre essas, há divisões específicas: para estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e para aqueles com qualquer renda. Há ainda cotas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os cursos técnicos integrados permitem que os estudantes concluam o ensino médio juntamente com uma formação técnica profissionalizante. Assim, ao final de três anos, os egressos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho ou seguir para o ensino superior.