Por Lauren Netto
O Brasil foi eleito, por aclamação, para um novo mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores neste último sábado (21).
A eleição, realizada em 19 de dezembro, garante a participação brasileira no colegiado durante o período de 2025 a 2026. Criado em 2005 com a contribuição inicial do Brasil, o comitê tem como objetivo coordenar esforços internacionais para alcançar uma paz sustentável em regiões afetadas por conflitos.
Em 2023, o Brasil presidiu o órgão e destacou a importância do fortalecimento da comissão como ferramenta central para a prevenção de conflitos e consolidação da paz global. O país mantém participação ininterrupta nas atividades do comitê desde 2010, reafirmando seu compromisso com iniciativas de pacificação e estabilidade internacional.
O mandato renovado reforça o papel do Brasil em fóruns multilaterais e sua disposição em colaborar com soluções diplomáticas e integradas para desafios globais relacionados à segurança e ao desenvolvimento.