Por Lauren Netto
O governo federal anunciou a liberação de mais de R$ 100 milhões para reconstruir e remover os escombros da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou no último domingo (22). A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, no dia de ontem (23), durante visita à região afetada, onde também decretou situação de emergência.
“Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos técnicos necessários para a reconstrução para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança”, afirmou o ministro.
A tragédia ocorreu no vão central da ponte, que mede 533 metros de extensão, e resultou na queda de pelo menos 10 veículos — quatro caminhões, três carros e três motocicletas. De acordo com a Defesa Civil de Estreito, 16 pessoas seguem desaparecidas. Uma vítima foi confirmada como morta, enquanto outra está hospitalizada.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão no local para avaliar as causas do acidente e determinar as próximas etapas. Segundo o ministro, o objetivo é iniciar as obras de reconstrução ainda em 2024.
“Com a emergência decretada, queremos contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Isso será um trabalho de muita resolutividade do ministério”, completou Renan Filho.