Chuva intensa deve marcar o Réveillon em MS, indica Cemtec

Previsões apontam acumulados expressivos e risco de tempestades em áreas específicas do Estado

24/12/2024 00h00 - Atualizado em 30/12/2024 às 00h27

Por Lauren Netto

A virada de 2024 para 2025 promete ser marcada por chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a formação de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina, associada ao transporte de calor e umidade, deve gerar instabilidades que provocarão precipitações em todas as regiões do Estado entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.

O Cemtec aponta que fatores como aquecimento diurno e deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera contribuirão para a ocorrência de chuvas que podem acumular até 90 milímetros nesses dias. Em algumas áreas, há risco de tempestades mais intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Concentração de chuvas e tendências

De acordo com a Climatempo, as chuvas mais volumosas devem ocorrer na região norte do Estado, especialmente nas cidades próximas às divisas com Mato Grosso e Goiás, como Coxim, Sonora e Costa Rica. Nessas áreas, os acumulados podem ser mais expressivos, enquanto em outras regiões, as precipitações tendem a ser mais irregulares e de menor intensidade.

As previsões para o Réveillon ainda podem sofrer ajustes com a proximidade das datas, mas a tendência para os primeiros dias de janeiro é de continuidade das chuvas. Entre os dias 3 e 11 de janeiro, o Cemtec estima volumes de precipitação variando entre 50 e 175 milímetros, reforçando o alerta para um início de ano marcado por instabilidades climáticas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp