Por Lauren Netto
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa que busca novas estratégias de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), especialmente em pessoas com doença renal crônica avançada e fibrilação atrial.
O objetivo principal do estudo é encontrar formas mais seguras e eficazes de reduzir os riscos de AVC isquêmico, um dos maiores causadores de mortes no mundo, com atenção especial a pacientes que também enfrentam desafios adicionais, como a necessidade de hemodiálise.
Quem pode participar
Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, ter diagnóstico de fibrilação atrial e doença renal crônica avançada, estejam ou não em tratamento de hemodiálise. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3345-3352.
Os voluntários que participarem da pesquisa terão acompanhamento médico durante 24 meses, com visitas trimestrais. Esse monitoramento permitirá aos pesquisadores analisar qual estratégia de anticoagulação é mais eficiente para prevenir o AVC, minimizando o risco de sangramentos.
Estudo inédito e abrangente
A pesquisa é considerada pioneira, sendo a primeira a avaliar estratégias de anticoagulação específicas para pacientes com doença renal crônica avançada, incluindo aqueles em hemodiálise.
O projeto faz parte de um esforço nacional que envolve 50 centros de investigação e tem a meta de incluir 1.500 pacientes em todo o Brasil. No Humap-UFMS, a equipe responsável conta com os médicos Dr. Delcio Gonçalves Da Silva Junior e Dra. Roberta Cristine Miranda Lorandi, além dos coordenadores de pesquisa Filipe Stadler e Guilherme Fermiano Bertolli.
Com essa iniciativa, o estudo busca não apenas avanços científicos, mas também beneficiar diretamente os voluntários, oferecendo um acompanhamento cuidadoso e explorando tratamentos mais eficazes e seguros para reduzir os riscos de AVC.