Por Andrella Okata
O ator e diretor Ney Latorraca faleceu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, devido ao agravamento de um câncer de próstata. O falecimento ocorreu em decorrência de uma sepse pulmonar.
Diagnosticado com câncer em 2019, Ney passou por uma cirurgia para retirada da próstata. No entanto, a doença voltou em agosto deste ano, já em estágio de metástase.
Ney Latorraca estreou na Rede Globo em 1975, na novela Escalada, e construiu uma carreira consagrada, com personagens icônicos como o vampiro Vlad, na novela Vamp (1991), e Barbosa, no humorístico TV Pirata (1988).
Nascido em Santos (SP), em 25 de julho de 1944, Ney foi filho de artistas – o pai, Alfredo, era cantor e crooner, e a mãe, Tomaza, corista. Desde jovem, mostrou aptidão para o teatro, estreando em 1964 na peça Pluft, o fantasminha. Sua carreira televisiva começou em 1969, na TV Tupi, com Super Plá.
Além de seus papéis na televisão, Ney brilhou no teatro. Um de seus maiores sucessos foi a peça O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que ficou 11 anos em cartaz. Ele também participou de 23 filmes e 13 peças ao longo de sua trajetória.
O artista deixa o marido, Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos. Detalhes sobre o velório ainda não foram divulgados.