Avião da Jeju Air explodiu após alerta de risco de colisão com pássaros; 179 mortes foram confirmadas

A causa da tragédia ainda está sendo investigada

28/12/2024 00h00 - Atualizado em 29/12/2024 às 18h13

Por Andrella Okata

A tripulação de um Boeing 737-800 da Jeju Air, que explodiu após tentar pousar no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, declarou emergência na noite de sábado (28) depois de receber um alerta sobre o risco de colisão com pássaros. O aviso foi dado pela torre de controle, mas, ao tentar aterrissar, a aeronave acabou colidindo com um muro nas proximidades da pista.

O voo, que partiu de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, tinha 181 pessoas a bordo. O avião aterrissou com o trem de pouso recolhido, mas as causas desse mau funcionamento ainda são investigadas. Embora as autoridades suspeitem que a colisão com aves possa ter danificado o trem de pouso, um passageiro relatou, em mensagem de texto para sua família, que um pássaro havia ficado preso na asa da aeronave, dificultando a tentativa de pouso.

O acidente, que ocorreu em um aeroporto conhecido por registrar um alto índice de colisões com aves, resultou em 179 mortes, sendo duas as únicas sobreviventes. De acordo com o jornal The Guardian, o Aeroporto Internacional de Muan possui a maior taxa de incidentes envolvendo pássaros na Coreia do Sul, com 10 ocorrências registradas entre 2019 e agosto de 2024.

As autoridades locais estão investigando as causas do desastre, que é considerado o mais mortal da história da aviação sul-coreana.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp