Por Andrella Okata
O consumo de panetones, tradicional nas festas de fim de ano, gerou questionamentos entre motoristas: será que o panetone pode comprometer o resultado de um teste do bafômetro? A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esclareceu a questão em meio à Operação Ano Novo nas rodovias federais.
Em um vídeo explicativo, a PRF confirmou que o panetone pode, de fato, ativar temporariamente o sistema do bafômetro que detecta a presença de álcool. Isso ocorre porque o processo de fabricação do panetone pode deixar traços de etanol, seja pela fermentação natural, pela adição de aromatizantes ou pela inclusão de frutas embebidas em licores.
No entanto, a corporação explicou que o álcool sinalizado nesse caso é um resíduo bucal, não atingindo os pulmões — elemento essencial para configurar embriaguez no teste do bafômetro. Uma solução simples, como ingerir um copo de água, é suficiente para anular o efeito.
A PRF ainda reforçou o alerta para motoristas: "Panetone combina com Natal, mas bebida não combina com direção." A recomendação é evitar o consumo de qualquer substância que possa levantar dúvidas ou interferir na segurança durante as viagens.
LINK|-|https://www.instagram.com/p/DD9pXG2xdBz/k|-|CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA