Por Andrella Okata
A semana em Mato Grosso do Sul será marcada por temperaturas elevadas e predomínio de tempo seco, resultado da influência de uma alta pressão atmosférica. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a umidade relativa do ar deve oscilar entre 15% e 30%, com maior impacto nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.
Entre segunda-feira (6) e quinta-feira (9), os termômetros apontam mínimas de 18 a 24°C e máximas de 34 a 39°C nas regiões sul, sudoeste, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul. No Pantanal, as temperaturas variam entre 25 e 27°C nas mínimas e 31 a 35°C nas máximas.
No norte e bolsão, são esperadas mínimas entre 22 e 24°C e máximas de 31 a 37°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 22 e 24°C nas mínimas e 32 a 34°C nas máximas.
Os ventos serão variáveis, soprando principalmente do quadrante oeste e sul, com velocidades entre 30 e 50 km/h. Rajadas superiores a 50 km/h também podem ser registradas em alguns pontos.
Apesar do calor predominante, há previsão de chuvas localizadas em determinadas regiões. Há previsão de acumulados no centro-norte, Pantanal, nordeste e leste do Estado. Chuvas de intensidade fraca a moderada podem ocorrer, impulsionadas pelo aquecimento diurno e pela atuação da Zona de Convergência de Umidade do Atlântico Sul.
Em alguns casos, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios podem ocorrer de forma pontual. Na quinta-feira, a previsão indica um dia de sol com variação de nebulosidade, mas a possibilidade de tempestades permanece, devido à presença de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica, que favorecem a formação de instabilidades no Estado.