Por Andrella Okata
A partir do dia 14 de janeiro de 2025, o Instagram vai remover todos os filtros de realidade aumentada criados por usuários. Essa mudança ocorre devido ao fim da Meta Spark, ferramenta que permitia a criação e o envio desses efeitos. Com isso, apenas os filtros desenvolvidos diretamente pela Meta permanecerão disponíveis.
A decisão gerou polêmica entre os usuários, especialmente criadores de conteúdo, que costumam utilizar esses filtros em Reels e Stories. Somente os filtros criados pela própria Meta poderão ser utilizados.
Efeitos populares, como o "Green Screen" (que permite alterar o fundo dos vídeos) e o "Silly Face" (que distorce o rosto), seguirão disponíveis na plataforma. Para saber se o filtro pertence à Meta, basta verificar se há a marcação "De Instagram" abaixo do nome do efeito.
Segundo a Meta, a decisão de encerrar a plataforma Meta Spark foi tomada para que a empresa possa redirecionar seus investimentos para outras prioridades. A Meta afirmou que a medida faz parte de um esforço para focar em produtos e serviços que melhor atendam às necessidades futuras de consumidores e empresas.
A MEDIDA AFETA PUBLICAÇÕES ANTIGAS?
Não. As publicações anteriores que utilizam filtros removidos continuarão acessíveis aos usuários. Ou seja, o conteúdo que já foi criado e compartilhado não será alterado, mas novos posts com esses filtros não poderão ser feitos após o dia 14 de janeiro.
Os filtros criados pelos usuários serão removidos definitivamente a partir de 14 de janeiro de 2025. Até essa data, ainda será possível criar e compartilhar publicações com os efeitos visuais.