Por Andrella Okata
A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, nascida em 8 de junho de 1908 na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, é agora reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, de acordo com a LongeviQuest, grupo internacional que monitora e valida supercentenários ao redor do globo. Aos 116 anos, Inah assume o título após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que ocupava a posição até 29 de dezembro de 2024.
Atualmente residente na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, Inah é descrita pelos familiares como uma mulher de bom humor, bondade e espiritualidade. Sua jornada religiosa começou cedo, aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento, RS. Em 1928, fez seus votos em Montevidéu, no Uruguai, e passou a atuar como freira.
Durante sua trajetória, lecionou português e matemática em diferentes cidades, incluindo Tijuca, no Rio de Janeiro, e sua cidade natal, Santana do Livramento.
Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco em 2018, quando completou 110 anos.
SOBRE A LONGEVIQUEST
A LongeviQuest é uma organização internacional que valida a idade de supercentenários com base em documentação histórica detalhada. Para integrar o ranking, é necessário apresentar registros de diferentes fases da vida, que são analisados por um comitê especializado.