Sul-mato-grossense, Daiane Diniz é indicada ao quadro de árbitros da FIFA em 2025

Daiane Muniz representa o Brasil em competições internacionais e segue abrindo caminho na arbitragem feminina

05/01/2025 00h00 - Atualizado em 06/01/2025 às 03h49

Por Andrella Okata

A árbitra Daiane Muniz, de 36 anos, foi indicada pela Comissão de Arbitragem da CBF para integrar o quadro da FIFA na temporada 2025. Natural de Três Lagoas (MS), Daiane é formada em educação física e iniciou sua carreira pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Atualmente é um dos principais nomes da arbitragem brasileira e é filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Com sete anos de dedicação à arbitragem, Daiane começou sua trajetória jogando futebol com as crianças de sua vizinhança. Hoje, ela integra o seleto grupo de mulheres que representam cerca de 7% da equipe nacional de arbitragem. Seu trabalho ganhou projeção internacional com participações em grandes torneios, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Nos Jogos Olímpicos, Daiane participou do quarteto de arbitragem na final do futebol masculino, ao lado de Ramon Abatti, Rafael Alves e Guilherme Camilo, e atuou como VAR na disputa pelo bronze do futebol feminino entre Espanha e Alemanha. O Brasil foi o país com maior número de árbitros designados para o torneio, com sete profissionais.

Além disso, Daiane compôs a equipe da final da Copa do Mundo Feminina Sub-17 em 2024 e participou da decisão do Sul-Americano Sub-16. Sua rotina de preparação segue os padrões de excelência exigidos na arbitragem internacional, incluindo treinos físicos, alimentação balanceada, estudo das regras e fortalecimento da inteligência emocional.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp