Por Andrella Okata
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai ofertar 1,7 mil vagas em 125 cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. As inscrições abrem no dia 17 de janeiro e vão até o dia 26, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Neste ano, o processo contará com apenas uma etapa de inscrição. Isso significa que os candidatos poderão concorrer a todas as vagas oferecidas ao longo do ano com apenas uma participação. A primeira chamada será divulgada no dia 26 de janeiro.
Podem participar os candidatos que fizeram o Enem 2024, com nota acima de zero na redação, e tenham concluído o Ensino Médio. As vagas incluem cursos presenciais e a distância, com início no primeiro ou segundo semestre de 2025.
Os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse em integrar a lista de espera entre 26 e 31 de janeiro, também pelo portal oficial.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a classificação será baseada no desempenho no Enem, priorizando inicialmente a ampla concorrência. Em seguida, serão aplicadas as regras da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), garantindo vagas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.