Por Andrella Okata
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve registrar um crescimento de 2,2% em 2025, conforme a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil. A análise aponta ganhos positivos para as 27 unidades federativas, com destaque para Mato Grosso do Sul (4,2%) e Rio Grande do Sul (4,0%), que devem apresentar os maiores índices de expansão no país.
Das 27 unidades federativas, 19 terão crescimento igual ou superior à média nacional, enquanto sete estados ficarão abaixo desse patamar. Entre os destaques positivos, além de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, aparecem:
• Mato Grosso (3,7%)
• Tocantins (3,3%)
• Piauí (3,1%)
Tocantins e Piauí, localizados na região do MATOPIBA, estão na posição da nova fronteira agrícola brasileira como motor de crescimento econômico.
Por regiões, os maiores avanços estão previstos para o Centro-Oeste e o Sul, ambos com crescimento de 3,0%. Já o Norte deve expandir 2,5%, enquanto o Sudeste (1,8%) e o Nordeste (2,0%) crescerão abaixo da média nacional.
SETORES EM DESTAQUE
Entre os componentes do PIB, o setor Agropecuário liderará o crescimento com uma alta de 5,3%, impulsionado pelo avanço das fronteiras agrícolas. Já os setores de Indústria e Serviços terão crescimento mais modesto, de 1,7% cada.