Manutenção da Suzano em Três Lagoas envolve 2 mil profissionais e vai até fevereiro

Parada Geral nas duas fábricas da unidade ocorre entre janeiro e fevereiro, atraindo trabalhadores de diversos estados e aquecendo o comércio local

08/01/2025 00h00 - Atualizado em 09/01/2025 às 03h03

Por Andrella Okata

A partir desta quarta-feira (8), a Suzano inicia a Parada Geral da Unidade de Três Lagoas, um dos maiores eventos de manutenção industrial da região. Com duração prevista até o dia 4 de fevereiro, a operação será realizada em duas etapas: de 8 a 17 de janeiro na fábrica 2, e de 18 de janeiro a 4 de fevereiro na fábrica 1. As duas linhas de produção juntas possuem capacidade produtiva de 3,25 milhões de toneladas de celulose por ano.

Segundo Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Três Lagoas, o objetivo principal da manutenção é garantir produtividade, excelência operacional, segurança dos colaboradores e desempenho ambiental da unidade. Durante a Parada Geral, são realizadas inspeções completas e revisões em todos os processos e equipamentos. "Além da vistoria de rotina de todos os processos das duas fábricas, uma das principais atividades durante a Parada Geral é a inspeção das duas Caldeiras de Recuperação da unidade, seguindo regulamentação do setor", destacou Ferraz.

A ação envolve cerca de 110 empresas especializadas e mobiliza mais de 2 mil profissionais vindos de estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A expectativa é que a operação aqueça a economia local, beneficiando setores como hotelaria, bares, restaurantes, lavanderias e farmácias.

Além disso, a Suzano contratou prestadores de serviços locais para reforçar as equipes temporárias. Empresas da região especializadas em limpeza industrial, movimentação de carga e engenharia industrial estão entre os fornecedores.

Desde 2023, o intervalo entre as Paradas Gerais na unidade foi ampliado de 15 para 18 meses devido aos resultados positivos das manutenções anteriores. Essa extensão permite mais tempo para a organização e planejamento das próximas intervenções.

“Vale destacar que, seguindo o nosso compromisso de valorizar o empresariado local, muitos prestadores de serviços da região também são contratados temporariamente para auxiliar na Parada Geral,” concluiu Ferraz.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp