Por Lauren Netto
Seis planetas irão formar um alinhamento impressionante no céu de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (21). Marte, Júpiter, Saturno, Vênus, Urano e Netuno serão os astros principais desse espetáculo astronômico, que promete encantar os observadores caso as condições climáticas permitam uma visão clara.
De acordo com o monitoramento do Star Walk, a lua estará 55% iluminada durante o evento, e o alinhamento será perceptível logo após o pôr do sol. Entre os planetas, Marte se destacará como um ponto alaranjado, enquanto os outros aparecerão como pontos brilhantes brancos.
Urano e Netuno, por sua distância, só poderão ser vistos com o auxílio de telescópios, informou o Observatório Astronômico de Córdoba. O fenômeno é resultado de uma ilusão de ótica: embora pareçam alinhados, os planetas estão em diferentes posições orbitais ao longo da eclíptica, o plano imaginário onde ocorre a trajetória celeste.
Dicas para observação
Para aproveitar ao máximo o fenômeno, é importante escolher locais com baixa poluição luminosa e olhar para longe da Lua, que pode ofuscar a visão. Apesar de não ser necessário, telescópios e aplicativos como Stellarium podem facilitar a identificação dos planetas. Além disso, é recomendável permitir que os olhos se adaptem ao escuro para uma observação mais detalhada.
Uma temporada de espetáculos celestes
O início de 2025 já presenteou os entusiastas da astronomia com outros eventos. Logo nos primeiros dias de janeiro, Vênus pôde ser observado próximo à Lua, também a olho nu, destacando-se como uma das "estrelas" mais brilhantes no céu noturno.