Por Andrella Okata
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Campo Grande, primeira unidade do país, celebrará uma década de atuação no próximo dia 6 de fevereiro. Para retomar a trajetória da instituição e os avanços no enfrentamento à violência de gênero, a Secretaria-Executiva da Mulher (SEMU) irá promover um evento na Casa de Cultura da capital, com a presença de autoridades, representantes da rede de atendimento e da comunidade.
A CBM foi inaugurada em 3 de fevereiro de 2015 e oferece acolhimento integral e 24 horas, atuando na proteção e no combate à violência doméstica e familiar. A unidade se tornou um modelo nacional, inspirando a criação de outras Casas em diferentes estados.
Ao longo desses 10 anos, a CMB de Campo Grande realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos psicossociais, acolheu cerca de 138 mil mulheres e registrou aproximadamente 80 mil boletins de ocorrência. Mais de 63 mil medidas protetivas foram concedidas, demonstrando a eficácia da colaboração entre os serviços de segurança e justiça.
A Casa oferece uma variedade de serviços, como apoio psicossocial, alojamento para mulheres em risco, brinquedoteca para os filhos das atendidas, transporte para outros serviços e o apoio da Patrulha Maria da Penha, que atua 24 horas por dia.
SERVIÇO - Comemoração dos 10 anos da Casa da Mulher Brasileira
• Data: 06 de fevereiro (quinta-feira)
• Horário: 19h
• Local: Casa de Cultura de Campo Grande
• Endereço: Avenida Afonso Pena, 2.270 – Centro