Por Andrella Okata
O Terminal Portuário de Porto Murtinho foi arrematado por R$30,5 milhões em um leilão on-line realizado na segunda-feira (27). O valor final é 83% superior ao lance inicial de R$16,6 milhões, estabelecido pela Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul (SAD/MS). A empresa vencedora, que possui sede no próprio estado, será divulgada ainda esta semana, após a finalização dos trâmites legais.
Com 47 mil metros quadrados de área, o porto está localizado às margens do Rio Paraguai, na região central de Porto Murtinho. Além da área, a empresa vencedora assumirá a estrutura do terminal, que inclui equipamentos logísticos, como galpão comercial de quase 4 mil metros quadrados, balança rodoviária, tulha, guarita, compressores e centro administrativo.
O leilão, que contou com 92 lances, representa um marco importante para a economia local e regional, segundo o secretário estadual de Administração, Frederico Felini. "Conseguimos um valor que quase o dobrou o valor da avaliação. Isso mostra o respeito dos investidores e a visão que eles têm do Mato Grosso do Sul que cresce hoje, mas que se pavimenta para ser um grande destaque no cenário nacional”, afirmou Felini."
Desde 2022, o Porto de Murtinho estava inativo após o término do contrato de concessão com a empresa anterior. A expectativa é que a retomada das operações traga um impulso econômico para a região.