Por Andrella Okata
O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB), foi eleito presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu na noite desta quinta-feira (30), com a confirmação de 71 votos válidos e a única chapa registrada, “Municipalismo Ativo”.
Juntamente com Tomazelli, foram empossados os demais membros da diretoria executiva: a prefeita de Bodoquena, Maria Girleide Rovari (vice-presidente); a prefeita de Caarapó, Maria Lurdes Portugal (vice-presidente); o prefeito de Terenos, Henrique Budke (secretário-geral); o prefeito de Naviraí, Rodrigo Massuo Sacuno (segundo secretário); e a prefeita de Brasilândia, Márcia Regina do Amaral Schio (terceira secretária).
A tesouraria será liderada por José Natan de Paula Dias, de Aparecida do Taboado, com Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, como segundo tesoureiro. A diretoria auxiliar contará com prefeitos de várias cidades, incluindo Gabriel Alves de Oliveira (Corumbá), Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira (Antônio João), e Cleber Dias da Silva (Vicentina), entre outros.
O Conselho Fiscal será formado pelos prefeitos Jaime Soares Ferreira (Selvíria), Niagara Patrícia Gauto Kraievski (Coronel Sapucaia) e Cláudio Ferreira da Silva (Jaraguari), além de suplentes de diferentes municípios.
A solenidade de posse foi prestigiada por diversas autoridades políticas, entre elas o governador Eduardo Riedel, a ministra Simone Tebet, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, além dos ex-governadores André Puccinelli e Reinaldo Azambuja.