Por Andrella Okata
O lançamento da pedra fundamental do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, nesta quinta-feira (30), marcou o início da criação de um complexo de acolhimento no Jardim Imá, em Campo Grande. A estrutura vai complementar a Casa da Mulher Brasileira, que já funciona 24 horas no local. Além do fórum, a área será ocupada por futuras unidades da Defensoria Pública e do Ministério Público estadual.
O fórum será erguido em um terreno de 5.440 m², com área edificada de cerca de 1.500 m², abrigando seis varas especializadas: quatro voltadas à proteção da mulher e duas dedicadas à infância, adolescência e idosos. A obra, que tem investimento inicial estimado em R$ 10 milhões, será gerida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho, explicou que o terreno já estava disponível há anos, mas dependia de projeto e orçamento. Ele ressaltou que a iniciativa visa concentrar os serviços em um só lugar, garantindo acesso mais fácil e eficiente às vítimas de violência.