Por Andrella Okata
O Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite (Proleite) iniciou sua primeira fase em Mato Grosso do Sul com a publicação de um edital para aquisição de produtos destinados a produtores. O programa pretende beneficiar 600 propriedades em 22 municípios localizados na bacia hidrográfica do Rio Paraná e aumentar produção anual em 4 milhões de litros.
Entre as cidades contempladas estão Anaurilândia, Dourados, Iguatemi, Ponta Porã, Selvíria e Campo Grande. O programa prevê ainda a distribuição de 2 mil doses de sêmen para inseminação artificial com foco em gerar fêmeas, além de 1.200 embriões do sexo feminino, 276 bezerras, 106 novilhas prenhes e 45 touros da raça girolando, considerada ideal para o clima de Mato Grosso do Sul e com alta produtividade leiteira.
Para participar, produtores de leite devem ser indicados por técnicos de Ciências Agrárias, como engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, preencher um cadastro eletrônico e inscrever seus assistidos, que serão classificados em três categorias (A, B e C) com base na tecnologia empregada no processo produtivo e porte do rebanho