Por Andrella Okata
A Itaipu Binacional lançou o Programa de Capacitação Itaipu 4.0, que oferece 6 mil vagas gratuitas em cursos de pós-graduação para servidores públicos de 35 municípios do sul de Mato Grosso do Sul. Com investimento de R$ 15,4 milhões, a iniciativa tem como objetivo aprimorar as competências dos servidores nas áreas de Autismo, Alfabetização e Letramento, Gestão do Esporte e Lazer, e Licitações e Contratos.
O anúncio foi feito durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), evento que contou com a presença do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e de representantes da Faculdade Pólis Civitas, parceira na execução do projeto. O programa, que tem duração de 24 meses, utiliza uma metodologia inovadora que combina seminários presenciais, videoaulas, tutoria especializada e um ambiente virtual de aprendizagem.
Com mais de 7 mil inscrições já registradas, o programa atraiu grande interesse dos servidores públicos, especialmente em cidades como Ponta Porã, Dourados e Nova Andradina. A área de Autismo foi a mais procurada, com 40% das inscrições, seguida por Licitações e Contratos (32%), Alfabetização (19%) e Gestão do Esporte (9%).
O diferencial do programa é a produção de um relatório de pesquisa, que será transformado em um banco de projetos e disponibilizado em uma plataforma digital. Essa ferramenta servirá como um diagnóstico e meio de troca de experiências entre os municípios, contribuindo para a melhoria das políticas públicas e o desenvolvimento sustentável das cidades.