Por Lauren Netto
A partir desta segunda-feira (3), boletos bancários poderão ser quitados não apenas pelo tradicional código de barras, mas também por meio do Pix. A mudança, implementada pelo Banco Central (BC) por meio de uma resolução aprovada em dezembro, busca modernizar o sistema de pagamentos e agilizar as transações financeiras no país.
Com a nova regra, os boletos poderão incluir um QR Code específico para pagamento via Pix. O processo é simples: basta que o usuário aponte a câmera do celular e conclua a transação de forma instantânea. Isso elimina o prazo de compensação de alguns dias, comum nos pagamentos tradicionais por boleto.
Boleto dinâmico: a nova etapa da modernização
Outra novidade trazida pela resolução, mas que ainda depende de regulamentação adicional do Banco Central, é o chamado boleto dinâmico. Esse modelo permitirá a transferência de titularidade de débitos quando a dívida for comercializada entre diferentes credores. O objetivo é aumentar a segurança e a eficiência nas negociações de títulos financeiros, como as duplicatas escriturais.
Segundo o BC, essa nova modalidade vai garantir que os pagamentos sejam destinados ao verdadeiro detentor do título, evitando fraudes e assegurando mais transparência nas transações. Como os sistemas que darão suporte digital ao boleto dinâmico ainda estão em fase de implementação, a adoção dessa funcionalidade deve ocorrer até seis meses após a aprovação desses sistemas.
Para o Banco Central, a modernização dos boletos representa um grande avanço na segurança dos pagamentos e na digitalização do sistema financeiro, beneficiando tanto consumidores quanto empresas que dependem da emissão de títulos para fomento econômico.