Por redação
A temporada de prévias carnavalescas começa em Campo Grande com os tblocos Cordão Valu e Capivara Blasé, que prepararam uma programação especial e gratuita para aquecer o público nas semanas que antecedem o Carnaval 2025.
O Cordão Valu abre os esquentas nesta sexta-feira (7), na Praça do Rádio, a partir das 18h. O evento terá entrada gratuita e levará ao público um clima afro com homenagens marcantes. A celebração destaca os 50 anos do Ilê Aiyê, de Salvador, e os 40 anos do Grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi), com a presença de Antônio Carlos dos Santos Vovô, fundador do Ilê Aiyê.
O esquenta contará com o Grupo Pagode do Tadeu, que fará sua estreia no evento apresentando sambas clássicos de artistas como Jorge Aragão e Zeca Pagodinho, além de sucessos de Ilê Aiyê, Olodum e Timbalada. A cantora Suburba participará interpretando canções de Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara.
O sambista Chokito também subirá ao palco com um repertório que inclui músicas afros e sambas-enredo de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. A bateria da Escola de Samba Igrejinha, parceira tradicional do bloco, promete embalar os foliões com muito samba.
Já no sábado (8), é a vez do Capivara Blasé dar início aos esquentas. O evento acontece a partir das 17h na Esplanada Ferroviária, também com entrada gratuita. “Esse ano trazemos uma grande novidade: é a primeira vez que os esquentas serão gratuitos e na rua, assim como o Carnaval. Queremos que as pessoas já entrem no clima e celebrem essa festa popular de forma acessível para todos”, afirmou Vitor Samudio, fundador do bloco.
A programação musical promete agradar diversos gostos, com nomes como Chokito, a cantora Karla Coronel e o músico Silveira. O segundo esquenta já tem data marcada: 15 de fevereiro. O desfile oficial do bloco acontecerá nos dias 2 e 3 de março.