Por Lauren Netto
A abertura do alistamento militar feminino tem registrado grande adesão em Mato Grosso do Sul. Nos primeiros 30 dias, 399 mulheres se inscreveram para concorrer às vagas nas Forças Armadas, segundo o Comando Militar do Oeste (CMO). O prazo para inscrições segue até 30 de junho e está disponível para jovens que completam 18 anos em 2025.
O alistamento abrange três cidades sul-mato-grossenses: Campo Grande, Corumbá e Ladário. Além do Exército, a Marinha também prevê a incorporação de mulheres nas unidades da região pantaneira.
Essa é a primeira vez que mulheres poderão se alistar voluntariamente no serviço militar, que até então permitia a presença feminina apenas em cargos de carreira ou como militares temporárias, mediante concurso ou seleção regional.
As candidatas interessadas devem procurar a Junta de Serviço Militar presencialmente ou acessar o site alistamento.eb.mil.br. Em Campo Grande, o atendimento ocorre na Rua Antônio Maria Coelho, nº 300. É necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, além de um comprovante de residência.
As selecionadas iniciarão suas atividades em 2026 e, após o período de serviço, serão incorporadas à reserva não remunerada das Forças Armadas, sem estabilidade na carreira militar.