Exportação de carne angus certificada cresce 9,2% em 2024

Com 3.137 toneladas comercializadas, setor se consolida e projeta crescimento ainda maior em 2025

05/02/2025 00h00 - Atualizado em 05/02/2025 às 04h07

Por Lauren Netto

A exportação de carne angus certificada cresceu 9,2% em 2024, atingindo 3.137 toneladas vendidas ao mercado internacional. A China se manteve como principal destino, absorvendo quase 50% do volume total, seguida pelo Oriente Médio e Chile.

O balanço, divulgado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, também revelou um recorde no volume de abates. No ano passado, 510 mil animais foram terminados, um aumento de 1,5% em relação a 2023. Além disso, o índice de aproveitamento das carcaças aprovadas teve um crescimento expressivo de 19,9%, refletindo a busca por cortes diferenciados no mercado internacional.

Para o presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, José Paulo Cairoli, os números confirmam o avanço do programa de certificação e a valorização da raça.

“Temos batido recordes e metas ano após ano. Inclusive, teremos um 2025 superior em todos os aspectos, justamente porque os grandes frigoríficos vêm se conscientizando cada vez mais da necessidade de terem certificação Angus. O mercado pede isso. A pecuária evoluiu muito, e esse cenário nos dá a garantia de que o programa está no rumo certo. O sucesso da raça é o sucesso da carne”, avalia.

O diretor do Programa Carne Angus Certificada, engenheiro agrônomo Wilson Brochmann, explica que o maior aproveitamento das carcaças está diretamente ligado à demanda internacional por novos cortes específicos.

“Muitos mercados que não costumavam consumir passaram a procurar a carne angus certificada, gerando uma demanda que impactou diretamente no índice de aproveitamento, chegando a esses quase 20%”, aponta.

Com o setor aquecido e a certificação ganhando espaço entre grandes frigoríficos, a expectativa é de que 2025 registre um novo avanço nos índices de exportação e abates.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp