Por redação
As inscrições para o concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão abertas desde 30 de janeiro e vão até 18 de fevereiro, com a oferta de 460 vagas em todo o Brasil. Para Mato Grosso do Sul, estão previstas apenas oito oportunidades imediatas, o que tem gerado preocupação na superintendência regional.
Os cargos disponíveis no estado são para analista administrativo (3 vagas) e analista ambiental (5 vagas) nas áreas de licenciamento, monitoramento e qualidade ambiental. Os salários para ambos os postos chegam a R$ 9.994,60.
O edital permite a convocação de até 14 classificados para analista administrativo e 22 para analista ambiental, incluindo as vagas imediatas. Caso haja possibilidade, o órgão pretende chamar mais aprovados além do número inicial.
Essa estratégia já foi adotada anteriormente no estado. Em um concurso anterior, além das 10 vagas previstas, outros 10 servidores foram convocados devido à necessidade de reforço no quadro.
O último processo seletivo para analista ambiental no Ibama foi realizado há quase 20 anos, em 2005. Desde então, apenas analistas administrativos tiveram nova seleção, em um edital de 2013.