Por Andrella Okata
A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul agora conta com uma regulamentação oficial para seus uniformes, após a publicação de um Decreto no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (7). O novo regulamento, que abrange desde as vestimentas até os distintivos e insígnias, visa reforçar a identidade da corporação e melhorar a segurança dos servidores.
A padronização foi fruto de um estudo minucioso realizado por uma comissão formada por policiais penais de diferentes áreas e descreve, em 40 artigos, as especificações detalhadas para os uniformes, incluindo um anexo com representações gráficas. A medida também inclui regulamentações sobre os tipos de tecidos, ergonomia e adequação climática dos uniformes, além de garantir a funcionalidade das vestimentas de acordo com as funções desempenhadas.
O processo de licitação para a confecção e distribuição dos novos uniformes já está em andamento, com um investimento de R$ 2,7 milhões para a produção das vestimentas e R$ 335 mil destinados aos distintivos. O Decreto também especifica tipos de uniformes para diferentes situações, como para policiais gestantes, para cursos de formação e até para cerimônias.
A medida visa ainda reforçar o reconhecimento da Polícia Penal, facilitar a identificação dos agentes e garantir a padronização dentro da corporação.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou o esforço coletivo para a implementação do novo padrão e se comprometeu a continuar buscando melhorias para a instituição. A nova regulamentação substitui uma norma anterior.