Por Andrella Okata
José Eduardo Duenhas Monreal foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), em eleição realizada na última sexta-feira (7). Ele sucederá Alessandro Oliva Coelho e comandará a entidade no triênio 2025-2027, com posse marcada para o dia 10 de março.
Natural de Mirandópolis (SP), Monreal chegou a Mato Grosso do Sul em 1988. Formado em Engenharia Agronômica, atuou na antiga Empaer (atualmente Agraer), como extensionista rural, além de desenvolver projetos voltados para irrigação e nutrição animal. Seu foco principal está na pecuária de corte e na produção de cana-de-açúcar, atividade que realiza em sua propriedade em Deodápolis. Monreal é associado ao Sindicato há 18 anos.
O novo presidente ressaltou a continuidade do trabalho de fortalecimento dos produtores rurais e da representatividade do setor agropecuário. Dentre as prioridades da gestão estão a melhoria da infraestrutura rural, com ênfase na energia elétrica, estradas e assistência técnica, além da oferta de informações de mercado para melhorar a rentabilidade dos produtores.
Monreal também destacou o crescimento de novas cadeias produtivas no estado, como a silvicultura, a produção de laranja, amendoim e a suinocultura. A continuidade de projetos como o Café da Manhã e o Interagro 2025, previsto para junho, também está no planejamento, promovendo debates e parcerias no setor.
O SRCG também manterá suas colaborações com o Governo do Estado, prefeituras e entidades como Famasul, Senar/MS e ASUMAS, visando à capacitação e qualificação da mão de obra do agronegócio.