Por Andrella Okata
Ladário, berço do carnaval pantaneiro, está retomando sua tradição com uma programação antecipada de Carnaval entre os dias 21 e 23 de fevereiro. A decisão da prefeitura, liderada pelo prefeito Munir Ramunieh, visa evitar a concorrência direta com o já consagrado carnaval de Corumbá e fortalecer os laços culturais com a cidade vizinha.
Os dois primeiros eventos preparatórios, realizados em janeiro e no último sábado (8), contaram com apresentações das principais escolas de samba de Corumbá, como a campeã Império do Morro, que encantou o público com bateria, mestre-sala e porta-bandeira.
A festa, realizada na Avenida 14 de Março, incluiu um circuito de samba e praça de alimentação. "Ladário tem história e tradição, mas estava à margem do nosso carnaval. Agora, com essa boa ideia de antecipar a festa, a cidade acordou, a gente percebe as pessoas animadas e tem muito a evoluir", afirmou Robson Lacerda, presidente da Império do Morro.
Além dos desfiles, a programação de fevereiro contará com três shows nacionais: Grupo Revelação, MC Jacaré e a Carreta do Dogão, voltada ao público infantil. A iniciativa tem gerado repercussão positiva e já se discute a possibilidade de Ladário ter uma escola de samba filiada à Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco).