Por Andrella Okata
O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, foi eleito por unanimidade, na última sexta-feira (7), presidente do Comitê de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Pela primeira vez na história, um representante da região Centro-Oeste assume a liderança do comitê. O mandato será para o biênio 2025-2027.
A principal missão de Flávio César será acompanhar a implementação da reforma tributária, com a definição do Comitê Gestor que cuidará da distribuição da arrecadação dos novos tributos sobre consumo. A nova gestão também pretende trabalhar para evitar a guerra fiscal entre os estados e buscar a modernização das administrações tributárias estaduais por meio de tecnologia e inovação.
Em discurso após a eleição, Flávio César destacou a responsabilidade do cargo. “Recebo com muita honra essa missão. Essa escolha unânime é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido em Mato Grosso do Sul. Nosso foco será dialogar com o Congresso Nacional, Governo Federal e demais entidades, sempre em defesa dos interesses dos estados e do Distrito Federal. Queremos um federalismo mais equilibrado e um sistema tributário moderno e sustentável", afirmou.
O Comsefaz é uma entidade com sede em Brasília que reúne os secretários de Fazenda de todos os estados e do Distrito Federal, com o objetivo de discutir e coordenar estratégias voltadas às finanças estaduais.