Por Andrella Okata
O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Em sua primeira ação à frente da comissão, Caravina convocou os membros para a primeira reunião, que ocorrerá amanhã (12), às 8h.
Embora a pauta ainda não tenha sido oficialmente divulgada, já se sabe que um dos projetos a ser analisado gera controvérsias: a proposta que estabelece a cota zero para a pesca de 29 espécies em rios do estado.
Caravina, que já integrava a comissão no ano passado, havia se candidatado ao cargo de presidente no início dos trabalhos legislativos. O deputado estadual Junior Mochi permanece como vice-presidente. O MDB segue representado por Pedro Pedrossian Neto, enquanto os novos integrantes são Paulo Duarte (PSB) e Neno Razuk (PL). Duarte assume a vaga deixada pela deputada Mara Caseiro (PSDB), que não se interessou por continuar após o término de seu mandato à frente da comissão. Razuk ocupa a vaga do PL, garantida com o crescimento da bancada, com a chegada de Lucas de Lima à legenda.
Durante seu discurso, Caravina parabenizou a ex-presidente Mara Caseiro pelo trabalho realizado e destacou que pretende atuar como facilitador, visando agilizar os processos da comissão.
Mara, por sua vez, agradeceu o apoio dos colegas durante os dois anos em que esteve à frente da CCJR. Agora, ela se dedicará à Escola do Legislativo, responsável pela capacitação interna, e anunciou a intenção de retomar o projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa voltada para o incentivo dos estudantes na construção de políticas públicas, que não foi adiante em 2024 devido ao período eleitoral.