Por Andrella Okata
A fabricante de veículos BYD anunciou que implementará a tecnologia de inteligência artificial DeepSeek em 21 de seus modelos, com o objetivo de aprimorar os sistemas de direção autônoma. A novidade será disponibilizada, inclusive, em carros mais acessíveis, como o Dolphin Mini, o modelo elétrico mais barato da marca no Brasil, com preço inicial de R$ 118,8 mil.
O sistema, denominado "Olho de Deus", envolve a adoção de 12 câmeras e 17 sensores nos carros mais econômicos, como o Dolphin Mini. Modelos mais sofisticados terão componentes adicionais e maior capacidade de processamento de dados, aprimorando ainda mais a condução assistida. A tecnologia permitirá funções como estacionamento remoto e navegação autônoma em rodovias, recursos anteriormente restritos a carros de alto custo.
Além da BYD, concorrentes como Geely, Great Wall Motors e Leapmotor também estão implementando a IA DeepSeek em seus veículos, o que está tornando a tecnologia cada vez mais acessível no mercado automotivo.
RIVALIDADE COM A TESLA
A BYD, maior concorrente da Tesla na China e também no mercado internacional, está se aproximando da rival com recursos similares em seus carros. O fundador da BYD, Wang Chuanfu, afirmou que a direção autônoma em breve será uma ferramenta tão essencial quanto os cintos de segurança e airbags, marcando uma nova fase na indústria automotiva.
A inovação também elevou o valor das ações da BYD, que subiram 4,5% na Bolsa de Hong Kong, após um aumento de quase 20% nos dias anteriores ao anúncio.