Por Andrella Okata
Mato Grosso do Sul será um dos primeiros estados a enfrentar uma nova onda de calor que se espalhará pelo Brasil na próxima semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar quente e seco ganhará força a partir deste domingo (16), elevando as temperaturas a níveis extremos.
As previsões indicam que os termômetros podem marcar até 5°C acima da média climatológica para o período, caracterizando oficialmente uma onda de calor, conforme os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
De acordo com a OMM, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam a média mensal em pelo menos 5°C por cinco dias consecutivos ou mais, abrangendo uma ampla área geográfica. As projeções indicam que Mato Grosso do Sul será um dos estados mais impactados por essa nova onda de calor extremo.
Este será o terceiro episódio de calor intenso registrado no Brasil em 2025. As ondas anteriores ocorreram em janeiro e fevereiro, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas ultrapassaram os 40°C em diversas cidades.