Desenrola Rural oferece descontos de até 96% em dívidas de agricultores de MS e todo o Brasil

Programa federal visa renegociar débitos de produtores da agricultura familiar e reestruturar o acesso ao crédito rural

17/02/2025 00h00 - Atualizado há 4 meses

Por Andrella Okata

A partir de 24 de fevereiro, agricultores da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil poderão renegociar suas dívidas com descontos de até 96%, através do programa Desenrola Rural, que tem como objetivo reinserir produtores endividados no sistema de crédito rural do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

A expectativa é beneficiar mais de 250 mil agricultores em 2025, dentro de um universo de 1,35 milhão de produtores com dívidas em atraso há mais de um ano, ou que, apesar de não deverem mais aos bancos, ainda figuram em cadastros negativos.

O Tesouro não será impactado pelas renegociações, uma vez que a maioria dos beneficiários tem suas dívidas inscritas na Dívida Ativa da União.

O programa abrange 70% dos endividados que possuem restrições bancárias e 30% registrados nos serviços de proteção ao crédito devido a contas básicas não quitadas. Para as dívidas financeiras, a maioria é de valores pequenos, com 69% das pendências inferiores a R$10 mil. Já os valores das dívidas não-financeiras são ainda mais baixos, com 47% abaixo de R$1 mil.

Os agricultores poderão consultar suas dívidas e se inscrever no programa a partir de 24 de fevereiro. Para aqueles com débitos na Dívida Ativa da União, o prazo para adesão vai até 30 de maio. Já os que têm pendências com o Pronaf terão até 31 de dezembro para regularizar suas situações.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp