Treinamento intensivo prepara paratletas de MS para competição nacional

Delegação sul-mato-grossense contará com mais de 100 competidores na disputa

18/02/2025 00h00 - Atualizado há 4 meses

Por Lauren Netto

Com foco no desempenho no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que será realizado no dia 10 de maio, em Campo Grande, paratletas de Mato Grosso do Sul participaram do 1º Treinamento Intensivo Paralímpico. A iniciativa, promovida pela Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), ocorreu no último sábado (15) e reuniu atletas de alto rendimento para aperfeiçoamento técnico.

A preparação envolveu competidores das modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa, com aulas ministradas por especialistas em cada área. Além de aprimorar técnicas e estratégias, o treinamento permitiu uma avaliação mais detalhada dos atletas pelos treinadores, visando ajustes necessários antes da competição nacional.

A delegação sul-mato-grossense será composta por competidores de oito municípios: Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante e Sidrolândia. No total, o Estado terá 40 representantes no atletismo, 25 na natação, 18 na bocha e 24 no tênis de mesa.

Anne Thalita, coordenadora do setor de paradesporto da Fundesporte, ressaltou a importância da iniciativa, que trouxe mais proximidade entre os técnicos e os atletas antes da competição.

“Nós conseguimos alcançar nosso objetivo, que era oferecer um treinamento mais direcionado para a competição e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores a oportunidade de avaliar e estar com os atletas antes do Meeting Paralímpico. Antes, enfrentávamos a dificuldade de só ter esse contato no dia da competição, o que dificultava a análise do desempenho e os ajustes necessários no treinamento”, explicou.

Os treinos foram distribuídos em diferentes locais da capital. As atividades de atletismo ocorreram no Parque Ayrton Senna, enquanto bocha e tênis de mesa foram realizados na Escola Municipal Rafaela Abrão. Já a preparação dos nadadores aconteceu na piscina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com um cronograma de treinos ajustado e apoio técnico especializado, os paratletas de Mato Grosso do Sul seguem em preparação para representar o Estado no Meeting Paralímpico, buscando bons resultados na competição nacional.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp