Por Lauren Netto
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reune na manhã desta terça-feira (18) com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para discutir melhorias no atendimento a vítimas de violência no Estado. O encontro ocorre na sede da Governadoria, em Campo Grande.
Ainda nesta terça, Riedel e a ministra cumprem agenda com outras autoridades. Às 14h, participam de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, e com o corregedor-geral do TJMS, desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, na sede do Tribunal, no Parque dos Poderes. Mais tarde, às 16h, se reúnem com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), no Paço Municipal, para tratar de ações conjuntas voltadas à proteção das mulheres.
A reunião entre o governador e a ministra acontece poucos dias após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarde, assassinada pelo ex-companheiro no último dia 12. Em entrevista ao programa Roda Viva, no dia de ontem (17), Riedel afirmou que o caso precisa ser analisado "com lupa", ressaltando que a violência contra mulheres é um problema estrutural e não um episódio isolado.
Vanessa chegou a registrar boletim de ocorrência contra o agressor, obteve medida protetiva e buscou apoio da polícia. Horas antes do crime, em áudio enviado a uma amiga, ela relatou dificuldades no atendimento e afirmou que não teve acesso à escolta policial quando precisou.