Por Andrella Okata
A Copa Primeira Hora chega à sua 26ª edição como um dos principais eventos do boxe em Mato Grosso do Sul. O torneio acontece nos dias 1 e 2 de março no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, e reunirá cerca de 90 atletas de 12 municípios, segundo a Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS).
Além dos duelos entre iniciantes, a programação incluirá dez lutas extras com atletas mais experientes, que se preparam para o Campeonato Brasileiro Elite, marcado para maio, em Foz do Iguaçu. O torneio é aberto para lutadores das categorias infantil (13 a 14 anos), cadete (15 a 16 anos) e elite (19 a 40 anos), desde que tenham até três lutas registradas. Os combates ocorrerão no sábado, às 10h e às 19h, e no domingo, às 10h.
A competição é um celeiro de novos talentos para o cenário esportivo estadual e nacional. Atletas como Paulo Coene, Luiz Cláudio, Daniel Brito, Monica Damázio, Aline Santana e Gleison Mamut são exemplos de boxeadores que passaram pelo torneio antes de chegarem à Seleção Brasileira.
O público pode acompanhar o evento doando 3 kg de alimento não perecível na entrada. Para ajudar nos custos de organização, a federação também colocou à venda convites a R$ 15 em academias de boxe. “Esse valor auxilia nas despesas do evento e na manutenção de competições futuras”, explica Edna Nina Costa, presidente da FDBMS.
Entre os destaques confirmados, estão os campo-grandenses Gabriel Mello e a equipe Boxe Elite/Ceintre, vencedores das últimas edições da Copa PH. Eles disputarão as lutas extras como preparação para competições nacionais, como o Open Brasil e o Campeonato Centro-Oeste.