Por Andrella Okata
A semana em Mato Grosso do Sul começa com o clima abafado e alerta de chuvas intensas em todo o estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de calor acima da média, com temperaturas variando entre 22°C e 34°C em diversas cidades como Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba, Porto Murtinho e Iguatemi. Além disso, o Inmet emitiu um alerta para chuvas que podem chegar a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas que podem atingir entre 40 e 60 km/h.
De acordo com o aviso do Inmet, a previsão de chuva para esta segunda-feira (24) pode causar alguns transtornos. Embora o risco de danos seja baixo, é possível que ocorram pequenos cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, especialmente em áreas mais suscetíveis. Também há a possibilidade de descargas elétricas, aumentando a atenção necessária para quem estiver em áreas de risco.
Em Campo Grande, o dia começa com temperaturas amenas pela manhã, mas o calor deve aumentar à tarde, com a máxima prevista de 34°C. A cidade, que já tem enfrentado dias de calor intenso, deve seguir com a previsão de tempo quente ao longo da semana, podendo registrar mínimas em torno de 22°C. No leste do estado, Paranaíba também deve registrar temperaturas semelhantes, com máximas de até 34°C, enquanto Três Lagoas terá variação entre 24°C e 34°C.
A região sudoeste do estado, como Porto Murtinho, terá um dia ainda mais quente, com a mínima de 23°C e máxima de 36°C. No Pantanal, a cidade de Corumbá é uma das mais afetadas pelas altas temperaturas, com mínimas de 24°C e máximas que podem chegar a 37°C. Em outras cidades do Conesul, como Iguatemi, o calor também será forte, com a previsão de variação entre 24°C e 32°C.
Dourados e Ponta Porã, localizadas no sul do estado, também devem registrar temperaturas elevadas, com mínimas de 23°C e máximas de 33°C. As chuvas podem chegar com força ao longo do dia, trazendo alívio temporário para as altas temperaturas, mas também exigindo cuidados devido ao potencial de chuva forte.