Por Lauren Netto
Com foco no fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul, o evento Acolhe Saúde 2025 será realizado de 25 a 27 de fevereiro, em Campo Grande, reunindo gestores municipais, técnicos e autoridades para debater os principais desafios e estratégias do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado.
A programação inclui temas essenciais para a gestão da saúde, como judicialização, financiamento, regulação, planejamento regional e saúde digital. O encontro visa oferecer ferramentas que auxiliem os municípios na administração eficiente dos serviços de saúde.
Entre os destaques do evento, estão painéis sobre gestão de contratos, auditoria como instrumento de governança e redes de atenção à saúde, além de palestras com especialistas do setor.
Para dar suporte técnico aos gestores municipais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) contará com dois estandes no local, oferecendo atendimento individualizado sobre temas como arboviroses, atenção hospitalar, saúde digital e atenção primária. Outras instituições, como Cosems-MS, Assomasul, Dsei, Conasems e o Ministério da Saúde, também estarão presentes para auxiliar os participantes.
“Preparamos uma programação detalhada e estratégica para oferecer aos gestores, com atenção especial àqueles que assumem a saúde de seus municípios pela primeira vez, informações essenciais para uma gestão eficaz. Este evento marca o início de um diálogo contínuo entre as equipes, fortalecendo o suporte, o monitoramento e o acompanhamento que forneceremos durante a gestão”, afirmou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.
O evento, que tradicionalmente é promovido pelo Cosems-MS para recepcionar os novos secretários municipais de saúde, contará, neste ano, com a participação do Governo do Estado. Com o tema “Acolhe Saúde – Construindo o futuro da Saúde em MS”, a programação terá início às 12h do dia 25 de fevereiro, com o credenciamento dos participantes.
A partir das 13h, representantes do Conasems, Conass e SES debaterão os desafios e oportunidades da gestão no SUS. Em seguida, às 14h, Ana Estela Haddad, do Ministério da Saúde, ministrará uma palestra sobre Saúde Digital no Brasil. Às 15h, uma mesa-redonda discutirá os desafios da atenção primária e os processos de planificação em saúde.
A cerimônia de abertura, prevista para as 18h30, contará com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado de Saúde e de autoridades municipais.