Por Andrella Okata
O encerramento do Champions Burger, realizado neste domingo (23) em Campo Grande, elegeu os três melhores hambúrgueres de Mato Grosso do Sul. O evento elegeu o Tchoco Burger como o grande vencedor, seguido por Ney Grill BBQ e Avenida. Com mais de 70 opções de hambúrgueres e atrações culturais, o festival contou com a participação de 28 hamburguerias de todo o estado. O prêmio para o vencedor foi de R$ 1.000.
Felipe Loureiro de Andrade, vencedor do Tchoco Burger, enfatizou o papel fundamental de sua equipe, formada por sua mãe, avó e namorada, e explicou que o lanche campeão foi o Tchoco Mio, um hambúrguer italiano que leva maionese de manjericão, pepperoni, picles, cebola roxa e cheddar. Felipe, que iniciou sua jornada empreendedora em 2019, já acumula experiência e sucesso na Vila Planalto, em Campo Grande.
O festival teve como objetivo impulsionar a gastronomia local, dando visibilidade aos pequenos negócios e fortalecendo o setor de alimentação. Segundo Wesley Renovato, da associação Hamburgueiros MS, os profissionais participantes do evento apresentaram receitas com ingredientes de alta qualidade e técnicas apuradas, tornando o evento um importante catalisador para o crescimento do setor.
A edição anterior do Champions Burger gerou aproximadamente R$ 1 milhão em vendas e 300 empregos temporários. Além disso, o evento beneficiou fornecedores de carne, pães, bebidas e hortifrutis.
O evento também reflete o panorama do setor de bares e restaurantes em Mato Grosso do Sul, que conta com cerca de 11,9 mil empresas, sendo a grande maioria formada por pequenos negócios, como microempresas e microempreendedores individuais (MEIs). Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, o festival contribui para o fortalecimento da identidade cultural do estado, especialmente em relação à produção de carnes típicas da região.