Por Andrella Okata
A empresa Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, obteve certificações internacionais que permitem a produção e exportação de etanol para fabricação do combustível de aviação sustentável (SAF). As três unidades da companhia em Mato Grosso do Sul estão entre as beneficiadas pela chancela, e colocam o Estado na transição energética global.
Com mais de 2 bilhões de litros de etanol produzidos na safra 2023/24, a Atvos é uma das principais fornecedoras de biocombustíveis do país.
Em Mato Grosso do Sul, a Atvos opera três unidades: Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul, Eldorado, em Rio Brilhante, e Costa Rica, no município homônimo. A região se destaca na produção de cana-de-açúcar, insumo essencial para o etanol.
Os selos ISCC EU e ISCC Plus garantem a exportação do etanol para a União Europeia e Ásia, enquanto as certificações ISCC CORSIA e ISCC CORSIA Plus permitem que a Atvos comercialize o biocombustível para o setor aéreo, alinhado às exigências da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
Além do biocombustível de aviação, a empresa está investindo em uma fábrica de biometano, com capacidade de produzir 28 milhões de metros cúbicos do gás a partir de subprodutos da cana. A iniciativa reforça o conceito de economia circular e deve reduzir o uso de diesel na frota da companhia.