Por Lauren Netto
O governador Eduardo Riedel se reuniu na última quinta-feira (27) em Brasília com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir estratégias de prevenção e combate a incêndios em Mato Grosso do Sul, especialmente no Pantanal. Durante o encontro, ele destacou a necessidade de planejamento e investimentos na estrutura de enfrentamento às queimadas. "É importante estabelecermos esta parceria, já prevendo qualquer incidente", afirmou.
Outro tema abordado na reunião foi a dragagem de trechos estratégicos do Rio Paraguai, no Tramo Sul, entre Corumbá e a foz do Rio Apa, para garantir a navegação. O governador defendeu a iniciativa como uma solução sustentável e vantajosa para a logística do Estado. "Uma ação extremamente importante para o meio ambiente, a partir do momento que se tira muitas carretas da estrada, e que propicia mais competitividade ao Mato Grosso do Sul, prestando bons serviços à sua população."
A hidrovia do Rio Paraguai é considerada um modal logístico fundamental para a economia do Estado. No ano passado, mais de 9 milhões de toneladas de mercadorias foram transportadas pela via fluvial, reduzindo custos e impactos ambientais.
Mais cedo, Riedel participou do Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, onde foram debatidas estratégias de cooperação entre os estados para o enfrentamento ao crime organizado, com foco no compartilhamento de inteligência e troca de informações.