Você deve estar pensando qual o motivo da pergunta. Ok, eu explico para você. É possível afirmar que a palavra empreendedorismo certamente é uma das mais ditas nos últimos anos, talvez até na última década. Correto? Você é capaz de me dizer quando foi a primeira vez que você ouviu esta palavra? Tenho certeza que não, mas tenho que confessar que eu também não me lembro.
Certamente, você já ouviu frases em que afirmamos que “todos os brasileiros são empreendedores por natureza”. Sim, os brasileiros realmente são empreendedores por vocação, mas precisamos reconhecer que os empreendedores estão entre nós há muitos e muitos anos. Com certeza, tudo o que conhecemos é resultado dos empreendedores e empreendedoras do passado, desde os primórdios da humanidade.
Durante décadas o empreendedorismo provocou aumentos significativos na geração de empregos através da tecnologia, inovação e criatividade. Como resultado desses seres humanos incomodados e inconformados, hoje podemos desfrutar do conforto, viver novas experiências sensórias e com isso, temos mais qualidade de vida através dos novos negócios e serviços criados ao longo do tempo.
Segundo o dicionário, empreendedorismo é a capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas. Vocação, aptidão ou habilidade de desconstruir, de gerenciar e de desenvolver projetos, atividades ou negócios.
Ou seja, estamos falando de profissionais e empresas que carregam no seu “DNA” muita inspiração, disposição, transpiração e determinação. O que chamamos de espírito empreendedor! O quanto deste espírito empreendedor existe na sua empresa? Pergunto mais, quantos colaboradores com espírito empreendedor trabalham com você?
O ponto é, estamos vivendo momentos de muita transformação, nas relações, empresas, negócios, tudo ao mesmo tempo e misturado. Como consultor, todos os dias escuto empresários dizendo que está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados, que temos muitos profissionais que estão procurando emprego, e não trabalho. Ok, concordo! Mas qual a solução? A solução é simples! Posso contar? Então preste atenção. Vou fazer algumas perguntas a você empresário e gostaria da sua sincera resposta, preparado?
Vamos lá: Você se considera um profissional otimista? Sempre acredita que tudo vai dar certo? Você tem autoconfiança? Acredita em si mesmo, em seus talentos e opiniões? Você tem coragem para aceitar riscos? Sabe lidar bem com os riscos? Você tem desejo de protagonismo? Desejo de reconhecimento, de tomar as rédeas da sua vida e ser pleno? Você é resiliente e perseverante? Não desiste facilmente, supera desafios e vai até o fim?
As perguntas acima são as características que toda empreendedora e empreendedor deveriam ter. Agora que você já respondeu tudo, como você se saiu? Não precisa responder! Vamos para a próxima tarefa. Aplique o mesmo questionário para os seus colaboradores, você terá uma surpresa quando descobrir que o perfil deles é o mesmo que o seu!
Portanto, não reclame do seu time nem dos profissionais que a sua empresa consegue atrair, talvez o espírito empreendedor ainda não foi despertado dentro de você! Como eu disse anteriormente, estamos vivendo momentos de muita transformação e existem excelentes profissionais no mercado. Então, pare de gastar energia procurando colaboradores e invista toda a sua energia na transformação da sua empresa. Torne-a desejada! Esse é o segredo. Pense nisso!
LINK|-|https://drive.google.com/file/d/1Woek1_sfheIBNRMkNRD1MSu7ATpecXoQ/view?usp=sharing|-|Acesse a 15° edição completa!