Emoções geram conexões: Conecte-se com os clientes e seja recompensado

Conecte-se com os clientes e seja recompensado

14/04/2022 00h00 - Atualizado em 06/05/2022 às 19h43

Provavelmente, você deve se lembrar do seu primeiro beijo, do seu primeiro superamigo de infância, da sua primeira ida ao parque de diversões, à praia ou, até mesmo, a primeira vez que comeu aquela comida que hoje é a sua favorita. Experiências geram emoções, emoções geram conexões. O que causa emoção no ser humano são experiências e pessoas - o que vivemos é o que nos marca. As emoções positivas, e também as negativas, ficam em “gavetas cerebrais” que podemos acessar quando quisermos ou que podem vir à tona na memória em razão de algum acontecimento. Enfim, se não tivéssemos pessoas no mundo, não teríamos experiências, nem emoções e nem conexões. É por isso que essas 3 coisas andam juntas.

Conseguir se conectar com as pessoas é um fator-chave de sucesso para as marcas. As que não entendem isso, não possuem valor para nós, clientes, pois não acessam nossas “gavetas” nem criam novas memórias e emoções. Quando uma empresa se conecta com as emoções positivas dos clientes, a recompensa pode ser enorme. No entanto, construir essas conexões, muitas vezes, se trata mais de adivinhação e intuição do que de ciência. Para ajudá-lo na construção de conexões e motivações entre a sua marca e os clientes, separei três etapas no caminho da vantagem competitiva e do crescimento da sua organização. Tais fases ajudam a destravar os comportamentos lucrativos nas pessoas e, consequentemente, proporcionam sentimentos de satisfação nelas. Vamos lá?

Em primeiro lugar, você deve fazer um inventário de suas pesquisas de mercado e dados de insights de clientes existentes, procurando descrições qualitativas do que os motiva – desejos de liberdade, segurança, sucesso, status, assim por diante. Anote tudo isso. Pesquisas adicionais podem contribuir para a compreensão desses motivadores.

Em segundo lugar, você precisa analisar seus melhores clientes para saber quais dos motivadores que acabou de identificar são específicos ou mais importantes para esse grupo de alto valor.

Lembre-se, reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos e, com essa análise, você consegue melhorar as duas coisas. Encontre, então, dois ou três desses motivadores chave que tenham uma forte associação com sua marca. Isso fornecerá um guia para as emoções com as quais seus clientes precisam se conectar para aumentar seu relacionamento com a marca.

Terceiro, sua empresa precisa fazer do compromisso da organização com a conexão emocional positiva uma alavanca fundamental para o crescimento – não apenas no departamento de marketing, mas em todas as funções e pessoas da empresa.

Comece com essas três etapas e vá aprimorando com o tempo. Faça com que seu cliente perceba o futuro como melhor que o passado, sinta-se especial e parte de um grupo, agindo sem obrigações ou restrições, livre de estresses e ameaças no relacionamento com sua marca. Gere emoções positivas e perceba que isso irá destravar comportamentos lucrativos e relacionamentos duradouros com você. Conecte-se com os clientes e seja enormemente recompensado.

LINK|-|https://drive.google.com/file/d/19luN89ywbfCeEaZTcEZ_KKa2vyBczLB6/view?usp=sharing|-|10° EDIÇÃO CGCity


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp