Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Ser seu próprio chefe, ter autonomia de tempo e tomar as próprias decisões em criar, desenvolver e expandir um negócio pode ser muito motivador.
No entanto, uma pergunta comum que surge quando se pensa em empreender é: "qual é a idade certa para começar?”. A resposta é complexa e varia de acordo com uma infinidade de fatores. Eu por exemplo, abri meu primeiro negócio aos 23 anos me inspirando na história de alguns empreendedores, que dizem que não existe uma idade "certa" para abrir um negócio.
Olhe Mark Zuckerberg, por exemplo. Ele começou o Facebook aos 19 anos, quando ainda era estudante na Universidade de Harvard. Ele se tornou um dos empresários mais bem-sucedidos de nosso tempo, o Facebook hoje é uma empresa líder de mercado e multibilionária. Da mesma forma, Steve Jobs cofundou a Apple aos 21 anos e Bill Gates cofundou a Microsoft aos 20.
Esses caras são a prova viva de que a juventude pode ser um ativo poderoso quando se trata de empreender. Em seus casos, eles tiveram 3 pilares fundamentais que acredito que todo o futuro empreendedor deve ter:
Visão
Competência
Persistência
Para transformar suas ideias em negócios que resolvem um grande problema que a sociedade pode estar enfrentando.
Por outro lado, existem outros grandes empreendedores que argumentam que a experiência é crucial para o sucesso. Por exemplo, em uma entrevista de 2018 para o Entrepreneur, Richard Branson disse: "Eu sempre encorajo as pessoas a ganhar alguma experiência e aprender com seus erros antes de abrir seu próprio negócio". Ele próprio começou seu primeiro negócio (uma revista estudantil) aos 16 anos, mas reconhece que teve a sorte de ter pais que o apoiaram e o ajudaram a começar (algo que não aconteceu comigo por exemplo). Ele criou a Virgin Group, que inclui mais de 400 empresas e lucra mais de 20 bilhões de dólares por ano.
Os filósofos também se debruçaram sobre esse tema. Em seu famosíssimo livro "A República", Platão diz que os jovens carecem da sabedoria e da experiência necessária para tomar boas decisões e que devem esperar até ficarem mais velhos para se tornarem líderes.
Aristóteles, por outro lado, acreditava que os jovens deveriam ser abraçados e que sua energia e entusiasmo os tornavam adequados para as batalhas do dia a dia.
Então, qual é a idade certa para ser empreendedor e abrir um negócio?
Em última análise, segue a resposta:
Depende de você.
Algumas pessoas adquirem a motivação e a visão certa para criar negócios de sucesso ainda jovens, enquanto outras podem precisar de mais experiência e confiança para desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso.
No entanto, vale a pena notar que o empreendedorismo não depende apenas da idade. Outros fatores, como educação, acesso a recursos e condições de mercado, podem desempenhar um papel importante no sucesso.
O fato é que examinando as experiências de empreendedores de sucesso e os escritos de grandes filósofos, podemos ver que tanto a juventude quanto a experiência podem ser valiosas quando se trata de empreender.
Para mim, independente da idade, a chave para você começar a empreender e ter sucesso está na sua visão, no seu conhecimento e na sua perseverança. Depende de você.